A Madonna está no Brasil, mas o superpoder está em você

OPINIÃO: Madonna não mudou, os tempos mudaram. Ainda bem.

Há alguns anos, as celebridades e as emissoras concentravam um poder incalculável: o de representar, comunicar e reverberar um acontecimento ou induzir comportamentos. Mas não dá pra negar que os tempos mudaram, e a Internet, as redes e os personagens da vida real influenciaram pra sempre a dinâmica de poder. Estamos na era da descentralização e isso significa que Madonna, um banco e uma emissora são infinitamente menos poderosos do que a percepção e a tomada de decisão da sociedade.

Madonna sempre se lançou como uma máquina performática. Ela é mesmo (inegável). No entanto, se eu e você concordamos que tenha ultrapassado a licença poética do showbusiness, a boa notícia é que estamos vivendo a primeira vez na história em que pessoas comuns têm mais capacidade de mobilização do que uma celebridade global.

No fundo, a dinâmica do jogo de poder é muito clara: marcas com capital patrocinam aquilo que consideram entretenimento e as celebridades usam o palco para transbordarem quem são somado a elementos que impulsionam o buzz sobre os seus espetáculos. Mas no fim do dia, é tudo sobre a sociedade.

À medida que todos nos tornamos influenciadores, o nosso senso crítico, opinião e dinheiro passam a ter mais peso, e as capacidades individuais de compartilhamento de ideias, uma vez juntas, tornam-se uma grande força da natureza.

Portanto, mais do que criticar com intensidade e emoção, passa a ser essencial a firmeza diante do poder de escolha e a escolha por afinidade, reforçando a ideia de que em 2024, as pessoas não compram ou consomem porque amam produto ou serviço, e sim por alinhamento de valores, aquilo que transborda das entrelinhas de uma marca.

Se Madonna estava simplesmente sendo quem ela é, e você não se identifica com isso (como eu), basta que a gente se agrupe e escolha o caminho reverso, no qual nos conectamos com outras marcas, outras ideias e referências. Sem ódio, sem rancor, sem performance. Nada pode ser mais verdadeiro e forte do que colocar nossa energia emparelhada ao que é similar. Isso vale para pessoas e marcas. Agora. Porque nem tudo é sobre o futuro. #publireview #Madonna

Tagged: , , , ,