Criar conteúdo é um trabalho

OPINATIVO: É possível ter um trabalho sem ter um emprego.

Sobre o julgamento a respeito de influenciadoras..

Por menos “ela nem trabalha” e mais “ela realmente nunca para”. Por menos “você viu que ela posta o dia todo?” e mais “aquele conteúdo está incrível”. Por menos “ela tá ridícula” e mais “ela está tentando”. Não é aceitável que, cerca de quinze anos depois do início da profissão blogueira, ainda há quem relacione a atividade com “não fazer nada” ou “produzir pouco”, afora o lugar comum de conectar com futilidade.

Você pode gostar ou não de determinadas pessoas, conteúdos, gestões e personalidade. Mas isso não desmerece ou diminui o trabalho envolvido para fazer aquilo acontecer, tampouco o impacto que a profissão blogueira exerce em toda a indústria. Não estamos diante de opinião pessoal, é fato público, são dados.

Para além de relativizar a inspiração e a transpiração envolvidas para criar conteúdo, existe também a ideia de super pagamentos e da discussão do quanto efetivamente vale para as marcas. Mas à nós, do outro lado da mesa, na mesa do contratante ou do espectador, embora toda discussão possa ser válida, não nos cabe sentenciar cachês e preços, mas negociá-los, aceitá-los ou recusá-los.

Captar, construir, conversar e fidelizar uma audiência volumosa é um trabalho como outro qualquer, cujo escopo principal é criar conteúdo. Se o público aceita esquetes de humor, reality da vida pessoal ou look do dia, pouco importa – não se constrói uma comunidade do dia para a noite e este agrupamento de pessoas somado ao tempo que uma marca economiza para atingi-lo, custa muito e custa muito quer dizer que custa tempo, estratégia, diferencial, imagem, exposição, privacidade e inteligência.

Criar conteúdo é ter um trabalho sem garantias, com risco assumido, retorno de longo prazo e total autonomia para o bem e para o mal. Significa levantar da cadeira, ser o protagonista e diretor e apertar o play sem que alguém te obrigue a levantar e gravar. Muito menos, a assistir.

Criar conteúdo é um full time job que merece muito mais reconhecimento como carreira. E isso começa por você parar de rir dos seus conhecidos. Estamos todos tentando.

Tagged: , , ,