Haoma: literalmente o chocolate de milhões

O case Haoma: o que fez com que uma empresa de chocolates saudáveis fosse avaliada em mais de 100 milhões de reais?

A história da marca da influenciadora Juju Norremose sempre me despertou curiosidade. Embora o mercado de artigos saudáveis esteja há anos em ascensão, até pouco tempo nós tínhamos menos de cinco marcas brasileiras de chocolate premium no imaginário do público. E nenhuma delas comprometidas em fazer chocolate exclusivamente sem adição de açúcar.

Não era um resultado óbvio, portanto, criar uma marca de chocolates premium e saudáveis que alcançasse esse patamar. Eu costumo dizer que uma marca bem sucedida é feita de uma massa de boas decisões somada à uma visão apurada de negócios.

E sobre essa combinação, destaco high-lights que podem ser úteis pra você:

• Visão para mkt de influência: a marca foi fundada por um casal que inicialmente contratou a Juju para publicidade. O fit foi tanto que o publi virou sociedade. Para o seu negócio, ainda que não vire uma empreitada conjunta, tente acertar ao máximo na contratação, mesmo que você demore a iniciar esses investimentos. Não são raros os cases de marcas que mudaram depois de um post.

• Timing: no caso da Haoma, o principal ponto, no meu entendimento, foi o timing. A marca chegou no momento em que já havia maturidade por parte do público, mas nenhuma concorrência no mercado. Dica: o timing vale tanto ou mais do que o produto.

• Uma marca pessoal forte torna um CNPJ imbatível: uma marca pessoal reconhecida (Juju) tem impacto mensurável. Basta ver outras marcas criadas por influenciadoras para entender a diferença financeira no negócio. Antes de investir em publicidade, invista em consolidar você mesma.

• Construção de marca e comercial caminham juntos: a Haoma teve a sacada de posicionar a marca claramente para o segmento premium, mas sem se desconectar de iniciativas comerciais que impactam diretamente na conversão. De um lado, id, publi etc, do MESMO LADO, comercial na veia, com incentivo, volume, abertura de pdv. Pra guardar: não existe descolar ambos.

Sim, é possível fazer negócio de gente grande no Brasil. Não, nem a Páscoa nem a Haoma são sobre chocolate. #publireview #haoma #casereview

Tagged: , , , , ,