Os contras de ser influenciadora

NEM TUDO SÃO ROSAS, ÀS VEZES VOCÊ QUE NÃO ENXERGA OS ESPINHOS.

Tornar-se uma influenciadora digital é o sonho de 9 entre 10 mulheres, e certamente a temporada entre ano novo e Carnaval intensifica esse desejo: perdi a conta de quantas influenciadoras sigo que estão na Suíça, em Aspen, Trancoso ou Courchevel – e mesmo quem tem a oportunidade de conhecer esses destinos, se vê pensando: vida dos sonhos. “Deveria ter investido nisso” ou “preciso tentar me tornar uma blogueira.” Como se fosse simples, matemático ou perfeito.

Sim, a carreira de uma influenciadora tem traços glamourosos, mas há de se enxergar além dos stories, além do reality: de perto, não há profissão que seja livre de dissabores. Nesse cenário, antes de você se render a um sentimento que é fruto de uma comparação irreal, compartilho cinco “contras” de exercer a profissão.

O preço da suposta vida do sonho..

1) Sua vida privada deixará de existir. A menos que você considere ter cerca de meio milhão de pessoas te acompanhando. Sim, mesmo a mais discreta das influenciadoras, vende em parte a sua intimidade.

2) Ficar na sua casa não será uma opção. Viajar é a melhor coisa do mundo, mas perde para aproveitar o seu lar ou participar de todos os aniversários do seu filho. Nem sempre isso é possível para uma profissional.

3) Tudo que você disser pode e será usado contra você. Para uma influenciadora, dividir uma opinião sincera tem um peso que nem todo mundo consegue carregar. Julgamentos e sentenças não faltam.

4) Serás escrava da beleza.Verdade seja dita: a influenciadora trabalha com a imagem e a beleza passa a ser ativo pessoal para sua audiência e os contratantes. Se manter bela é questão que influencia sim no faturamento.

5) Se você errar, parar ou morrer, sua empresa fecha. Acaba tudo. Diferentemente de um CNPJ comum, a influenciadora precisa existir para manter a sua “eupresa” de pé, estando sempre condenada a aparecer e se reinventar.

Esta lista é só um recado para quem assiste e acha que é sobre acordar em destinos paradisíacos. Existe muito luxo, sim. Mas as cifras e as cicatrizes confluem na mesma proporção. Pare de comparar a sua história.

Tagged: , ,