Quer ser influente? Seja útil

A UTILIDADE É A MÃE DA INFLUÊNCIA!
Você tem sido útil? Seu conteúdo é útil? Ensina, emociona, surpreende, inspira, diverte?
São muitos usuários querendo crescer em número de seguidores e de faturamento sem fazer o básico: despertar senso de utilidade aos olhos da audiência. Há muitas blogueiras que reclamam dessa rede na qual transformaram suas vidas, mas poucas pessoas olhando para si, com carinho, crítica e franqueza, e admitindo que simplesmente deixaram de ser úteis. É claro que, no fim, todo mundo quer vender. Mas não dá pra esperar que as pessoas te sirvam se você parou de servir. A regra é absoluta. Para ser servido, sirva primeiramente. E consistentemente.
Seja para começar a influenciar ou para sustentar a influência, há de se fazer relevante – o que nada tem a ver com falar sobre temas complexos ou espinhosos. Ser relevante é produzir conteúdo que contribui, que agrega, que participa da vida da seguidora sem pedir nada em troca, é compartilhar conhecimento sem publicidade engatilhada, é contar histórias que ensinam, é gerar conteúdo que vai ficar quando você for embora.
A verdade é que não há algoritmo que aguente, nem pessoas que aguentem, os perfis que meramente existem para fins comerciais sem fins de utilidade. O seguidor de 2022 não quer ser olheiro, quer aprender, quer jogar junto, quer participar e utilizar o que tem consumido. Porque rede social é troca, relação é reciprocidade, e conteúdo é ralação. Sim. A audiência merece ter um produto de qualidade e a publicidade está aí para sustentar esse movimento, supostamente nos ajudando a sermos bem servidos. O que não tem acontecido (tanto). A conta parou de fechar.
O seu perfil parou de crescer não por causa do seu alcance, embora isso tenha peso, mas pela essência do conteúdo, que pode ter se tornado mera exibição (de estilo de vida, da família, da rotina) ou mera monetização (comerciais repetidos, longos, excessivos, artificiais). Se você quer reescrever a sua história por aqui, volte os olhos para o conteúdo útil, que arranca anotações, que gera reflexão, que inspira a mudança. Porque o seguidor não quer que você influencie, apenas que você seja útil. Seja.