Selfiemade Woman

Mais do que self-made, selfie-made: o PubliReview criou um neologismo para se referir ao caso de mulheres que apenas com a força do seu talento construíram um império na internet e com a internet. Sem padrinhos, sem atalhos, sem sobrenome, sem conexões estratégicas – elas se fizeram sozinhas no palco digital. No selfie-made, vamos entender como algumas pessoas chegaram lá, por elas mesmas, nadando com talento e carisma em um mercado cheio de armadilhas, no qual costuma chegar mais longe quem faz a melhor largada.

Mas não para elas. Há talentos selfie-made cuja competência é tão barulhenta que silenciou e desafiou todas as probabilidades no seu entorno. São pessoas comuns, que tinham uma vida comum, até entenderem que dentro delas havia algo extraordinário: a capacidade de inspirar multidões e de construir uma comunidade ao seu redor, seja pelo carisma, pelo estilo absolutamente desejável, pelo humor singular ou pelo conhecimento de um tópico específico.

Seja pela utilidade ou pela futilidade, há selfie-mades que simplesmente conseguem conduzir uma audiência mais robusta do que a de uma emissora e, mais do que isso, souberam transformar a própria existência em um ativo milionário, fazendo com que as principais marcas do mundo financiem o seu show off, no melhor dos sentidos.

Um selfie-made é, portanto, literalmente, uma figura que soube usar a “selfie” para disseminar a sua imagem e conteúdo na web e tornar-se uma marca pessoal nativa digital implacável, daquelas nascidas, criadas e “crescidas” puramente na internet, longe de qualquer mídia tradicional, com faturamento de gente grande.

Um selfie-made é alguém que saiu da posição de seguidor para se posicionar como criador – e justamente pelo talento inconfundível ao criar, transformou-se em uma empresa feita dele, por ele, através dele. Uma empresa que arrasta uma multidão, tem dois públicos diferentes (seguidores e marcas) e fatura muitos dígitos anuais.

A jornada dos selfie-mades está só começando e já alterou a história para sempre. A deles e a nossa.

Fique por aqui para conhecê-los de forma mais profunda e por uma perspectiva nunca antes vista.